O que é um empório e por que você se beneficia com um?

Você sabe o que é um empório, talvez não o conheça por esse nome, mas eles são mais comuns do que se imaginam nos bairros e cidades brasileiras, principalmente os mais populares e das periferias. Mas existem também os empórios luxuosos.

Empório deve ser mais conhecido por seus outros nomes, pois são muito comuns em todos os lugares. Em geral são locais mais populares, conhecidos como mercado, mercantil, armazém, mercearia, venda ou bodega. Mas hoje em dia o termo ganhou outro significado.

Com alguns desses nomes você deve ter se familiarizado com o termo e deve saber o que é um empório, mas você sabe por que eles podem ser úteis para você? Talvez você não veja a diferença entre ele e um supermercado, mas garanto que existem sim, muitas diferenças.

Quer saber que diferenças são essas e quais são os benefícios que o empório oferece para você? Então recomendo que você leia este artigo até o final e descubra. Ao final deste artigo você verá o “mercantil” da esquina de sua casa com outros olhos.

O que é um empório?

Como já dissemos mais acima, empório é o nome que se dá aos estabelecimentos comerciais onde se vendem diversas produtos e objetos essenciais à manutenção da casa.

Eles podem ser tanto de grande porte e finos como podem ter caráteres mais populares. Daí os nomes pelos quais ficou conhecido.

Nesses locais é possível encontrar desde produtos para limpeza, passando por alimentos ou mesmo pode ser especializado em outras áreas, como por exemplo, a venda de produtos nacionais e importados.

Sua origem é longínqua, são, muito provavelmente, a forma mais antiga de comércio conhecida. Hoje em dia são facilmente encontráveis em diversas regiões. Muito provavelmente você não a encontrará perguntando a pessoas o que é um empório?

Isso porque em diversas regiões do Brasil convencionou-se chamar de armazém, mercantil, mercadinho, venda ou até mesmo bodega.

Empórios Atualmente

Embora o conceito de o que é um empório tenha sido tradicionalmente utilizado para designar um estabelecimento comercial qualquer, os empórios têm se mostrado um nome para diversas outras formas de comércio.

Por exemplo, é muito comum encontrarmos “empórios da moda”, “empórios de calçados” ou mesmo de vinhos, artísticos, culturais etc.

A globalização transformou o termo em algo mais “rebuscado” e digno de ser título de uma variada quantidade de produtos. Hoje em dia, é sinônimo de luxo um local ter o seu título com a palavra “empório”.

Em geral, esses estabelecimentos são conhecidos por outro nome: o mercado gourmet.

Quais os benefícios de um Empório?

Os empórios são locais onde podemos conseguir objetos, produtos e outras formas de mercadoria de forma mais rápida e muitas vezes até mais barato que em estabelecimentos comerciais maiores, como os supermercados.

Além disso, por serem de cunho popular e até mesmo alguns deles possuírem um pequeno alcance de público, torna o relacionamento e o atendimento mais amigável.

O resultado disso é que sempre que é necessário você pode contar com a disponibilidade dos empórios. Alguns desses locais são bastante modernos, podendo, até mesmo, aceitar cartões de crédito ou débito.

Outra razão para a serem populares é o fato de que, em muitos locais, é possível fazer a famosa “pendura” ou a compra “fiado”. Que nada mais é que comprar agora para pagar em uma data estabelecida.

Este tipo de relação é muito comum em bairros mais populares, o que rende até mesmo piadas e brincadeiras como os famosos adesivos que os comerciantes usam que dizem “fiado só amanhã”.

Mas, de uma forma geral, os donos destes estabelecimentos têm uma relação próxima de seus clientes e são bem receptivos a este tipo de negociação. Alguns acrescentam, inclusive uma pequena taxa sobre essa modalidade de compra.

Agora que você já sabe o que é um empório, que tal aproveitar os seus benefícios?

 

About the Author